quinta-feira, 7 de março de 2013

Luís Filipe Valente e Orta aka Filipe La Féria

Filipe La Féria
Luís Filipe Valente e Orta, melhor conhecido como Filipe La Féria é um encenador português. O Encenador trabalha no Teatro e é responsável pela representação da peça e por todas as decisões importantes tais como conjugar os elementos da equipa da melhor forma. É ele então que é responsável pela qualidade da peça e no teatro contemporâneo é considerado o autor principal enquanto a obra teatral.
Para voltar falar de La Féria este obteve o seu diploma de encenador em Londres depois de ter tido já algumas experiências como actor de teatro em Portugal e até como assistente de encenação de Victor Garcia.
Mais tarde foi durante 16 anos director da Casa da Comédia onde dirigiu várias obras de teatro.
Também produziu, encenou, adaptou e dirigiu para a televisão (RTP1) a "Grande Noite", "Cabaret", "Todos ao Palco" entre outros, e foi autor das canções da maioria destas obras produzidas para a televisão.
Reconstruiu o Teatro Politeama e fez várias traduções para a radio de peças radiofónicas  onde "O prazer do Teatro" é uma delas.
Em 2012 foi a estreia da sua, até agora, considerada melhor obra teatral "Judy Garland - O Fim do Arco-Íris" que teve mais de 25 mil de espectadores em menos de dois meses.
Ganhou vários prémios entre outras a "Personalidade do Ano" e o prémio Arco-Íris em 2012 para a encenação da peça "A Gaiola das Loucas", na luta contra a discriminação e a homofobia. Em 2007 foi condecorado também com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário