quinta-feira, 7 de março de 2013

Maria José Paschoal - Actriz Portuguesa

Maria José Paschoal no "Palácio do Fim" de Judith Thompson 

Apesar desta actriz ter muitas participações em telenovelas e outras series de Televisão é no Palco de Teatro que começou a sua carreira.
É licenciada em Arquitectura e concluiu o curso Superior de Formação de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema do Conservatório Nacional de Lisboa.
A sua primeira actuação em Teatro foi em 1981, depois ficou 8 anos no Teatro da Graça, de 1986 até 1993. Também esteve nos palcos do Teatro Monumental, Politeama, Malaposta, da Trindade e Almada e durante dois anos no Teatro Nacional, de 1996 até 1998. Em 2005 voltou  para o Teatro da Trindade onde participou também na encenação, cenografia e figurinos. Em 2008 ganhou o prémio de Melhor Actriz portuguesa de Teatro do ano pela sua interpretação na peça Vieira da Silva par Elle Meme. Mas os prémios não ficaram por ai pois ganhou também o Prémio Garrett, Prémio da Crítica, Prémio Atlantida entre outros.
Na televisão participou nas telenovelas Ricardina e Marta, Amanhecer, Morangos com Açúcar, etc.
A sua última participação em Teatro foi no Teatro da Politécnica de 9 de Janeiro a 23 de Fevereiro de 2013 na peça "Palácio do Fim" de Judith Thompson (ver imagem) .

Sem comentários:

Enviar um comentário